Crédito: Assessoria / Arquivo
As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 seguem intensas, e nesta quarta-feira, pela 10ª rodada, Uruguai e Equador empataram em 0 a 0 no Estádio Centenário, em Montevidéu. O zagueiro Félix Torres, do Corinthians, foi titular pela equipe equatoriana e jogou os 90 minutos.
Além de Torres, outros jogadores que atuam no futebol brasileiro também estiveram em campo. Pelo Equador, jogaram Alan Franco (Atlético-MG), Enner Valencia (Inter) e Gonzalo Plata (Flamengo). Já pelo Uruguai, participaram Arrascaeta e De La Cruz (ambos do Flamengo), além do goleiro Rochet (Inter).
Com o empate, o Uruguai chegou a 16 pontos, ocupando a terceira posição na tabela, mas viu o Brasil igualar a pontuação após uma vitória por 4 a 0 sobre o Peru. Apesar disso, os uruguaios ainda mantêm vantagem sobre os brasileiros. O Equador, por sua vez, soma 13 pontos e segue na quinta colocação.
As duas seleções voltam a campo apenas na próxima data Fifa, em jogos da 11ª rodada das Eliminatórias. O Uruguai enfrenta a Colômbia no dia 15 de novembro, às 21h (horário de Brasília), no Centenário. O Equador, por sua vez, recebe a Bolívia no dia 14, às 21h, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
O jogo
Logo no primeiro minuto, o Equador quase abriu o placar com Enner Valencia, que cabeceou após cruzamento, mas Rochet defendeu com facilidade. O Uruguai respondeu aos 10 minutos, quando Darwin Núñez dominou na área e finalizou, mas o goleiro Galíndez fez uma ótima defesa.
Pouco depois, Valverde quase marcou em uma cobrança de falta perigosa, mas Galíndez espalmou para escanteio. Aos 22 minutos, Maxi Araújo, do Uruguai, teve nova oportunidade após um erro de Félix Torres, mas novamente Galíndez garantiu a defesa.
O Uruguai chegou perto de marcar mais uma vez aos 34 minutos, quando Darwin Núñez acertou a trave após um cruzamento de Pellistri. No fim do primeiro tempo, Gonzalo Plata, do Flamengo, ainda exigiu boa defesa de Rochet após uma bela jogada individual.
Na segunda etapa, o ritmo do jogo caiu e as oportunidades diminuíram, com os primeiros 20 minutos sem finalizações a gol. Nos minutos finais, ambas as seleções tentaram, mas sem sucesso na conclusão das jogadas, resultando em um empate sem gols que refletiu o equilíbrio da partida.