Crédito: Assessoria / Arquivo
O Flamengo continua sua luta no Campeonato Brasileiro ao vencer o Bahia por 2 a 0, neste sábado, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros alcançaram 51 pontos, mantendo-se na quarta posição, enquanto os baianos, com 45 pontos, perderam a oportunidade de entrar na zona de classificação para a Libertadores.
A equipe carioca abriu o placar no primeiro tempo com Ayrton Lucas e ampliou na etapa final com um gol de Alcaraz.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Fluminense em um clássico no dia 17 de outubro, quinta-feira, novamente no Maracanã. O Bahia, por sua vez, jogará no dia seguinte contra o Cruzeiro, no Mineirão.
O jogo
O confronto começou agitado. Logo aos três minutos, Arias aproveitou um cruzamento, mas mandou a bola para fora. O Flamengo respondeu com Gabriel, cujo chute resultou em uma excelente defesa de Marcos Felipe.
Aos 14 minutos, os donos da casa voltaram a ameaçar. Thaciano aproveitou um escanteio, mas, diante do goleiro Rossi, finalizou para fora.
Com o tempo, o Flamengo melhorou na marcação e passou a controlar a partida. Aos 34 minutos, a equipe carioca abriu o placar: Ayrton Lucas aproveitou um rebote de Marcos Felipe após chute de Bruno Henrique e mandou para a rede.
O gol forçou o Bahia a adotar uma postura mais ofensiva, mas os donos da casa não ofereceram grandes ameaças aos cariocas. O Flamengo seguiu dominando até o intervalo.
No segundo tempo, o Bahia tentou ser mais agressivo. Jean Lucas fez um chute, mas Rossi fez uma defesa segura. O Flamengo respondeu logo em seguida, com Gerson arriscando de fora da área e assustando Marcos Felipe.
Os rubro-negros continuaram dominando a partida, mas falharam no último passe. O Bahia só conseguiu avançar com qualidade aos 17 minutos, quando Gabriel Xavier fez uma jogada individual e teve seu chute defendido por Rossi.
O Flamengo quase ampliou a vantagem aos 22 minutos, quando Gerson chutou colocado, mas a bola passou perto do gol. Após isso, o ritmo da partida diminuiu, com ambas as equipes cometendo muitos erros de passe.
O jogo voltou a ficar movimentado na reta final. O Bahia quase empatou com um chute de Luciano Juba, enquanto o Flamengo respondeu com Arrascaeta, que balançou a rede, mas viu seu gol ser anulado por impedimento. Em seguida, Alcaraz acertou o travessão. Nos acréscimos, os visitantes selaram a vitória com Alcaraz, que marcou de pênalti.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 2 FLAMENGO
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Sábado, 5 de outubro de 2024
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP-Fifa) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Everaldo, Ademir e Caio Alexandre (Bahia); Arrascaeta, Léo Pereira, Allan e Bruno Henrique (Flamengo)
Cartão vermelho: Arias (Bahia)
GOLS
FLAMENGO: Ayrton Lucas, aos 34min do primeiro tempo; Alcaraz, aos 56min do segundo tempo
BAHIA: Marcos Felipe, Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Iago), Carlos de Pena (Luciano Rodríguez) e Cauly; Everaldo (Ademir) e Thaciano (Rafael Ratão)
Técnico: Rogério Ceni
FLAMENGO: Rossi, Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz (Alcaraz), Gerson e Arrascaeta (Allan); Bruno Henrique (Michael) e Gabigol (Plata)
Técnico: Filipe Luis