Crédito: AssCom Dourado
A missão do Cuiabá para evitar o rebaixamento se torna cada vez mais desafiadora à medida que o Campeonato Brasileiro se aproxima do fim. As estatísticas e o histórico da competição não oferecem um cenário otimista.
Com apenas 23 pontos em 27 jogos e ocupando a penúltima posição na tabela, o Dourado precisará repetir um feito que foi alcançado apenas uma vez para se manter na elite do futebol nacional.
Desde a introdução do formato de pontos corridos com 20 clubes em 2006, apenas o Fluminense, em 2009, conseguiu escapar da queda à Série B em uma situação semelhante - ou até mais difícil. Naquele ano, o Tricolor Carioca tinha 21 pontos e era o lanterna da competição.
Nas 11 partidas finais, o Fluminense venceu sete (incluindo seis consecutivas), empatou quatro e conseguiu garantir sua permanência na Série A. Essa arrancada é lembrada como uma das mais impressionantes da história do futebol brasileiro.
Em todas as outras edições do Brasileirão, equipes com pontuação igual ou inferior à do Cuiabá neste momento acabaram sendo rebaixadas para a segunda divisão, de acordo com o levantamento do Espião Estatístico.
Caso isso se confirme, será o primeiro rebaixamento da história do Cuiabá, que subiu desde a Série D e nunca foi rebaixado em divisões nacionais até agora.
Com um jogo adiado contra o Vasco (que será realizado fora de casa no dia 23), o Dourado ainda tem 11 partidas até o término do Campeonato Brasileiro para tentar uma recuperação. A diferença atual para o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de cinco pontos.
O próximo desafio será contra o São Paulo, no sábado, às 18h (horário de MT), na Arena Pantanal, válido pela 29ª rodada do Brasileirão.