Crédito: AssCom Dourado
A derrota para o Fortaleza deixou o Cuiabá em uma situação crítica no Brasileirão. Segundo o Espião Estatístico, as chances de permanência na Série A caíram para 18,61%. Para evitar o rebaixamento, o Dourado precisa atuar como líder até o fim da competição.
Faltando 11 jogos, ainda estão em jogo 33 pontos. Considerando a “pontuação mágica” de 45, que o Espião Estatístico considera segura, o Cuiabá precisa conquistar mais 22 pontos para ter boas possibilidades de continuar na divisão principal do futebol brasileiro.
Isso significa que o time precisa alcançar um aproveitamento de 66% nas rodadas finais da Série A. Atualmente, apenas Botafogo, Palmeiras e Fortaleza apresentam desempenhos similares.
Até a 28ª rodada, o Cuiabá conquistou cinco vitórias em 27 partidas, com uma partida pendente contra o Vasco. Para evitar o descenso, o Dourado precisa vencer pelo menos seis dos 11 jogos restantes, além de garantir alguns empates para aumentar as chances de permanência.
Historicamente, a menor pontuação de um time que não foi rebaixado foi de 39 pontos, e a média recente do “número mágico” está em torno de 42. Para atingir esse patamar, o clube de Mato Grosso precisa ter um desempenho comparável ao do Flamengo, por exemplo.
Com pouco tempo para se recuperar, vencer o São Paulo no sábado se tornou uma obrigação para manter o sonho de jogar na Série A em 2025. Uma derrota pode deixar o Cuiabá na última posição após a 29ª rodada.
Nesta segunda-feira, o time auriverde treinou pela manhã em Fortaleza, terá um dia de folga na terça e voltará aos treinos na tarde de quarta-feira. O confronto com o Tricolor paulista acontecerá às 18h (de MT), na Arena Pantanal.
Próximos jogos na Série A:
São Paulo (em casa)
Atlético-GO (fora)
Vasco - jogo atrasado (fora)
Corinthians (em casa)
Red Bull Bragantino (fora)
Botafogo (fora)
Flamengo (em casa)
Juventude (fora)
Bahia (em casa)
Fluminense (fora)
Vasco (em casa)