Crédito: Assessoria / Arquivo
Estudantes da escola Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, estão se destacando em um esporte ainda pouco conhecido. O foot table, criado no Brasil em 2020, entrou na vida desses jovens de forma inesperada, mas logo se tornou uma parte importante da rotina deles.
Agora, eles se preparam para o Campeonato Nacional da modalidade, que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 21 e 22 de setembro.
Com movimentos similares ao futevôlei e ao tênis de mesa, o foot table pode ser jogado individualmente ou em duplas. Cada equipe tem direito a até três toques com qualquer parte do corpo, exceto os braços, e a movimentação é livre, proporcionando um jogo dinâmico em 360º.
"Começamos a usar a mesa da sala de aula. Depois, com o apoio da diretoria, conseguimos adquirir uma mesa própria para o foot table, e a partir daí as coisas começaram a acontecer", explicou o professor de Educação Física, Wellyson Máximo.
Os seis representantes de Mato Grosso têm uma rotina intensa de treinos e estão animados com a possibilidade de conquistar o título. Três duplas da escola foram selecionadas para competir.
"Estamos treinando todos os dias, o que aumenta nossas expectativas", disse Rayan Ernandes.
"Antes de sermos selecionados, o assunto já estava muito em alta, então a pressão sobre nós é grande para que uma das duplas traga o título para casa", afirmou Pedro Henrique.
Para a dupla Pedro e Bruno, a experiência promete ser inesquecível. "É uma grande felicidade ver que nosso esforço está valendo a pena. Vamos chegar lá e ganhar", garantiu Pedro Tavares.