Crédito: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, estará aberto neste sábado (21) das 7h30 às 12h para uma campanha especial de doação de sangue. A iniciativa celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, oferecendo uma oportunidade para aqueles que não podem doar durante a semana.
Gian Carla Zanela, diretora do MT Hemocentro, enfatizou que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Isso se deve ao processo de separação do sangue em hemocomponentes, como plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado, que permite atender a múltiplos pacientes.
Dados recentes mostram que, em julho de 2024, o MT Hemocentro e as unidades do interior realizaram mais de 30 mil coletas, processando 64 mil bolsas de sangue, além de aproximadamente sete mil consultas no ambulatório de doenças hematológicas.
Zanela destacou a importância da doação como um ato de solidariedade, essencial para manter os estoques de hemocomponentes adequados para a demanda no estado.
Para ser um doador, é necessário atender a alguns requisitos do Ministério da Saúde: apresentar um documento com foto, pesar mais de 51 kg, estar saudável, ter feito uma refeição leve e ter entre 16 e 69 anos. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano e as mulheres até três, com intervalos de dois e três meses, respectivamente. A coleta é de até 450 ml e recomenda-se evitar exercícios e álcool após a doação.
Os interessados podem agendar a doação pelo Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Para quem mora no interior, as doações também podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão em municípios como Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.