Crédito: Assessoria / Arquivo
Philippe Coutinho brilhou no clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão. O meia, que saiu do banco de reservas, marcou o gol de empate, selando o 1 a 1 e garantindo a sexta partida consecutiva do Vasco sem derrota na competição.
Apesar do domínio do Flamengo durante a maior parte do jogo, foi o Vasco quem teve a última palavra. O Rubro-Negro abriu o placar com Gerson, aos 26 minutos do segundo tempo, mas Coutinho, em um contra-ataque aos 41 minutos, decretou a igualdade no placar e frustrou a torcida flamenguista.
Com o resultado, o Flamengo chega a 45 pontos em 25 jogos e ocupa a quarta colocação, ficando mais distante do líder Botafogo, que tem 53 pontos e uma partida a mais. O Vasco, com 35 pontos, está na oitava posição.
Agora, o Flamengo volta as atenções para a Copa Libertadores, onde enfrenta o Peñarol, na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final. Já no Brasileirão, o time de Tite enfrenta o Grêmio, fora de casa, no domingo, às 18h30. O Vasco, por sua vez, encara o Palmeiras, também no domingo, às 16h, no Mané Garrincha.
O jogo
Tite promoveu duas estreias no Flamengo: Alex Sandro, substituindo o suspenso Ayrton Lucas na lateral esquerda, e Gonzalo Plata, que entrou no lugar de Arrascaeta. Logo aos seis minutos, a dupla quase marcou. Alex Sandro cruzou e Plata, livre, não conseguiu finalizar como queria. O Flamengo manteve a pressão, mas faltou precisão nas finalizações.
O Vasco, por outro lado, foi mais defensivo, tentando explorar contra-ataques. Aos 35 minutos, David acertou o travessão, mas estava em posição irregular.
No segundo tempo, o Flamengo continuou pressionando, e Bruno Henrique quase marcou aos 16 minutos, mas a bola acertou a trave. A recompensa veio aos 26 minutos, quando Arrascaeta ajeitou para Gerson, que finalizou com precisão para abrir o placar.
Porém, a resposta vascaína veio com a entrada de Philippe Coutinho, que não jogava desde agosto. Aos 41 minutos, ele aproveitou um cruzamento de Puma Rodríguez para marcar o gol de empate e decretar o 1 a 1 final no Maracanã.
Ficha técnica
FLAMENGO 1x1 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/09/2024, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Lucas Piton (Vasco)
Gols:
Flamengo: Gerson, aos 26' do 2ºT
Vasco: Philippe Coutinho, aos 41' do 2ºT
FLAMENGO: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro; Erick Pulgar (Evertton Araújo), Léo Ortiz, Gerson; Luiz Araújo (Arrascaeta, depois Gabigol), Gonzalo Plata, Bruno Henrique (Carlinhos). Técnico: Tite.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon, Léo, Lucas Piton; Sforza, Hugo Moura (Mateus Carvalho), Payet (Philippe Coutinho); David (Emerson Rodríguez), Jean David (Rayan), Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.