Crédito: Diogo Reis/AGIF
A divulgação das imagens e do áudio da revisão do primeiro gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 contra o São Paulo, no último domingo, gerou revolta entre os dirigentes do time paulista. Eles agora consideram a possibilidade de pedir a anulação da partida, alegando um erro de direito do árbitro Paulo Cesar Zanovelli.
O vídeo divulgado revela uma contradição do árbitro ao revisar o lance no monitor do VAR. O episódio começa com uma disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos no meio de campo, onde Zanovelli vê falta de Calleri, mas dá vantagem ao Fluminense, com a bola permanecendo com Thiago Silva. No entanto, o zagueiro entende que a falta foi marcada, coloca a mão na bola e a reposiciona em campo. Na sequência, Kauã Elias marca o gol.
Jogadores do São Paulo imediatamente reclamaram, alegando que Thiago Silva cometeu falta ao parar o jogo. Ao revisar o lance no monitor, o árbitro manteve a decisão de validar o gol. No entanto, nas imagens divulgadas, Zanovelli inicialmente reconhece que deu vantagem, mas depois se contradiz ao rever a jogada, afirmando ter sinalizado falta.
Diante dessa contradição, o São Paulo, que já havia protestado formalmente à CBF e em reunião com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, agora reavalia a possibilidade de solicitar a anulação do jogo. Apesar de saberem que uma medida como essa dificilmente será aprovada, os dirigentes consideram acionar o STJD com base no artigo 259 do CBJD, que permite anulação em casos de erro de arbitragem. Uma decisão sobre o caso deve ser tomada em breve.
Após a publicação desta reportagem, o São Paulo se manifestou em rede social:
O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente a forma como foi conduzida a arbitragem na partida contra o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, e os seus desdobramentos.
O áudio do VAR demorou cinco dias para ser liberado, sendo que a publicação ocorreu somente depois de dois ofícios protocolados pelo Clube.
Diante do conteúdo absurdo do áudio, o São Paulo Futebol Clube estuda junto ao seu corpo jurídico quais medidas serão tomadas daqui em diante.