Crédito: AssCom Dourado
Bernardo Franco fez sua estreia como técnico efetivo do Cuiabá no sábado, em um desafio crucial. Assumindo a equipe na 19ª posição, ele terá a difícil tarefa de quase dobrar o atual aproveitamento para alcançar o "número mágico" que garante a permanência na Série A.
Antes da chegada de Bernardo, o Cuiabá conquistou apenas 18 dos 66 pontos possíveis. Com 16 partidas restantes, o Dourado precisará somar pelo menos 50% dos pontos disponíveis para ter boas chances de evitar o rebaixamento.
Nas últimas cinco temporadas, o menor número de pontos que garantiu a permanência foi 39, atingido pelo Ceará em 2019. A média recente sugere que o "número mágico" seja em torno de 42 pontos.
Para atingir essa meta, o Cuiabá precisará conquistar 24 dos 48 pontos restantes, o que representa um aproveitamento de 50%. Porém, de acordo com o economista Bruno Imaizumi, a garantia de permanência atualmente exige pelo menos 45 pontos.
O antecessor de Bernardo, o português Petit, obteve apenas 33% de aproveitamento em 18 jogos à frente do time.
Desde que subiu para a Série A, a menor pontuação do Cuiabá foi 41 pontos, alcançados em 2022. Naquela temporada, o Ceará foi o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, com 37 pontos.
Os dois próximos desafios do Cuiabá são contra Criciúma e Juventude, ambos na Arena Pantanal. A expectativa interna é de que o time quebre a sequência negativa e conquiste duas vitórias essenciais para aumentar suas chances de permanência na elite.
Bernardo Franco estará à beira do campo neste sábado, às 17h30 (horário de MT), para sua estreia.