Crédito: Shotokan
A Associação Centro América de Karatê Shotokan realizará os primeiros exames de faixa do semestre neste sábado (24). O evento é destinado a todas as academias e associações de Karatê filiadas à Shotokan e acontecerá a partir das 8h no Centro de Treinamento (CT) Shotokan, em Várzea Grande, ao lado do Posto Zero KM. A expectativa é atender de 30 a 40 alunos, abrangendo exames desde a faixa branca até a preta.
Dentre os participantes, destacam-se os jovens caratecas Arthur Pissutti e Miguel Ramazoti, ambos com 14 anos. Em novembro, eles buscarão o bicampeonato mundial em Lima, no Peru, e a troca de faixa, de marrom para preta, é uma etapa importante dessa jornada.
"A equipe técnica da Shotokan tem grande satisfação em guiá-los rumo à tão almejada faixa preta, que marca o início de um novo nível de aprendizado e prática na vida de um carateca", comentou a sensei Vilda sobre os campeões mundiais de 2022, título conquistado em Natal-RN.
O sensei Rodrigo de Souza enfatiza que os exames de faixa são rigorosos, exigindo que os alunos atinjam uma média mínima nos três pilares do karatê: Kihon, Kata e Kumitê. "Para os alunos menores de idade, também consideramos a assiduidade nas aulas, o comportamento em casa e o desempenho escolar, seguindo os princípios fundamentais que um karateca deve ter além da performance esportiva", ressaltou Rodrigo.
Ele também comparou as faixas do karatê aos níveis de ensino escolar: da branca à laranja, equivalente ao ensino fundamental; da verde à marrom, ao ensino médio; e a faixa preta representa o início de uma jornada universitária no karatê, sempre em busca de mais aprendizado e aprimoramento.
A realização dos exames conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e do Posto Zero Kilômetro.