Crédito: Assessoria / Arquivo
A vitória do São Paulo sobre o Nacional-URU, que garantiu a classificação para as quartas de final da Libertadores, ficou ofuscada pelo grave estado de saúde do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo. Durante os minutos finais do jogo, Izquierdo sofreu um mal súbito e precisou ser socorrido de ambulância, sendo internado na UTI do Hospital Albert Einstein.
Após o jogo, a preocupação com o estado de Izquierdo levou a uma decisão inesperada: o assessor de imprensa do Nacional anunciou que não haveria entrevistas pós-jogo, em respeito ao jogador, que ainda estava inconsciente. Isso criou um clima de tensão na sala de imprensa, com os membros da delegação do Nacional sendo constantemente abordados por jornalistas em busca de atualizações.
O atacante do São Paulo, Jonathan Calleri, também demonstrou seu abatimento. Ao ser informado da situação de Izquierdo, Calleri se mostrou visivelmente chocado e precisou ser amparado por funcionários do clube. Ele optou por não falar sobre o jogo e fez um pronunciamento em solidariedade ao jogador uruguaio, destacando a importância de focar na recuperação de Izquierdo.
"É um momento difícil. A única coisa que quero dizer é que precisamos rezar muito por Izquierdo. Em nome de todos os jogadores e comissão, peço para que todos oremos pela sua vida. O mais importante agora é a saúde dele. Que ele se recupere rapidamente e retorne para sua família", afirmou Calleri.
O Morumbi só voltou a respirar com mais alívio cerca de uma hora depois, quando o Nacional informou que Izquierdo estava em estado estável após sofrer uma arritmia cardíaca. O zagueiro, que havia desmaiado em campo, foi amparado pelos jogadores e rapidamente levado para o hospital.
Izquierdo, que havia entrado no segundo tempo e foi substituído por Emiliano Velázquez, recebeu uma salva de palmas da torcida tricolor ao deixar o estádio. O São Paulo expressou seu apoio ao jogador em suas redes sociais: "Nossos pensamentos estão com Juan Izquierdo. Fuerza, Juan. Estamos contigo."
O São Paulo venceu o Nacional por 2 a 0 com gols de Bobadilla e Calleri, após empate sem gols no jogo de ida. Com a vitória, o Tricolor avança para as quartas de final da Libertadores, onde enfrentará o Botafogo. O confronto ainda não tem data definida pela Conmebol, mas deve ocorrer entre 17 e 26 de setembro.
Antes disso, o São Paulo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, enfrentando o Vitória no Morumbi neste domingo, às 18h30 (de Brasília).