Crédito: Assessoria / Arquivo
O Botafogo garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores ao empatar em 2 a 2 com o Palmeiras, na noite desta quarta-feira (21), no Allianz Parque. O Glorioso avançou no torneio graças à vitória por 2 a 1 no jogo de ida.
Na próxima fase, o Alvinegro de General Severiano enfrentará o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional (Uruguai), que se enfrentam na quinta-feira (22), às 19h (horário de Brasília), após empatarem sem gols na primeira partida.
Para conseguir a classificação, o Botafogo demonstrou grande controle emocional, suportando a pressão de uma torcida palmeirense vibrante que lotou o Allianz Parque.
O time, comandado pelo técnico português Artur Jorge, manteve a compostura e conseguiu pressionar o Palmeiras, que só tomou controle do jogo nos minutos finais do primeiro tempo.
No segundo tempo, precisando de gols, o Palmeiras avançou mais ao ataque, deixando espaço para o Botafogo explorar.
Aos 10 minutos, Matheus Martins superou Vitor Reis e tocou para Savarino, que assistiu Igor Jesus, responsável por abrir o placar.
Sete minutos depois, Matheus Martins voltou a brilhar, ao dar um passe em profundidade para Savarino, que invadiu a área e chutou com força para ampliar.
Aos 40 minutos, o argentino Flaco López descontou de cabeça, reacendendo as esperanças do Palmeiras.
Três minutos depois, Rony empatou o jogo, colocando pressão sobre o Botafogo.
O Palmeiras precisava de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis, e Gustavo Gómez até marcou aos 51 minutos, mas o gol foi anulado após revisão do VAR devido a um toque de mão do zagueiro paraguaio antes da finalização.
No último lance, aos 54 minutos, Gabriel Menino cobrou uma falta que acertou a trave, mas o empate foi suficiente para o Botafogo garantir a classificação.