Crédito: AssCom Dourado
A situação do Cuiabá no Brasileirão se agrava a cada rodada. Com quatro derrotas consecutivas, o Dourado permanece na penúltima colocação e enfrenta uma sequência desafiadora de jogos.
Após a derrota para o Grêmio, o técnico Petit destacou as dificuldades da equipe e abordou a pressão que enfrenta no comando do time.
Sem poder contar com Ramon, Petit optou por um sistema tático com cinco defensores, três meias e dois atacantes mais centralizados. Ele explicou a decisão de retornar a essa formação:
– Já havíamos jogado assim contra o Botafogo, e antes da minha chegada, a equipe também utilizava essa estrutura. Tivemos uma sequência de treinos onde trabalhamos nesse sistema, pois sabíamos que o Grêmio poderia se apresentar de forma semelhante.
Como nossa equipe já estava acostumada a jogar com três zagueiros, tentamos manter essa estratégia, combinando com três meias e dois jogadores mais fortes na profundidade.
Um ponto recorrente nas entrevistas de Petit tem sido a dificuldade em finalizar as jogadas criadas. Ele mais uma vez enfatizou esse problema:
– O Grêmio finalizou cinco vezes e marcou três gols. Nós tivemos oito finalizações e não conseguimos acertar o alvo. Criamos volume e chances, mas temos problemas no último terço do campo.
São decisões que precisam ser tomadas, a capacidade de um jogador individualmente resolver a jogada. Isso tem nos faltado, e estamos trabalhando para melhorar.
Sempre trabalhamos o que sentimos que precisa ser aprimorado, mas a decisão final é sempre do jogador.
Sem vitórias nos últimos quatro jogos, Petit foi questionado sobre a possibilidade de demissão. Ele reconheceu a importância dos resultados, mas garantiu estar tranquilo para continuar seu trabalho:
– Nós, treinadores, vivemos de resultados. Isso é normal no Brasil, em Portugal ou na Itália. Os resultados determinam muito do nosso trabalho. Continuo o mesmo, com a mesma alegria e dedicação.
Estamos em um momento ruim, assumo isso, mas continuo trabalhando com consciência tranquila para dar o meu melhor e ajudar o Cuiabá.
Os próximos desafios do Cuiabá são contra Palmeiras e Atlético-MG, ambos fora de casa, onde o time tem conseguido melhores resultados:
– Não estamos em um bom momento, especialmente em casa. Fora de casa, temos obtido resultados melhores. Sabemos que enfrentaremos adversários difíceis, e como treinador, devo ser o primeiro a identificar o que podemos melhorar para preparar a equipe para o próximo jogo.