Crédito: Divulgação
A Fórmula-1 da terra chegou a Rio Verde-GO no último fim de semana para a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Autocross, revelando a esperada competitividade, tanto nas pistas quanto fora delas, com um grid de 19 carros.
Assim como em outros circuitos iluminados, as corridas em terras goianas também foram realizadas à noite. No entanto, as posições finais do pódio foram alteradas devido a penalidades impostas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Na sexta-feira, Ricardo Rotilli venceu a primeira prova, mas foi penalizado e desclassificado pela CBA após um toque na roda traseira do carro de Reck Júnior. Com isso, a vitória foi para André Cherubini, seguido por Wellington Antunes em segundo e Vanderlei Reck em terceiro.
No sábado, Reck Júnior venceu a segunda prova e recebeu a premiação, mas também foi penalizado com 20 segundos por um toque no carro de Rafael Bortoli, caindo para a nona posição final.
Na classificação da primeira prova, André Cherubini foi o vencedor, com Wellington Antunes em segundo. Antunes, que estava inscrito em duplas, terminou sozinho no cockpit. Vanderlei Reck foi o terceiro, Fernando Scheffer o quarto, Felipe Moreira o quinto, João Scheffer o sexto, João Minozzo o sétimo, Sérgio Introvini o oitavo, Vitor Willms o nono e André Vendusculo Jr o décimo.
Na segunda prova, Rotilli terminou em primeiro, seguido por Marcel Leão, Marlon Fredizzi, Giliard Scheffer, Ronaldo, Lucas Locatelli, Thiago Weisheimer, Vitor Willms, Reck Júnior e Fernando Scheffer na décima posição.
Na sexta-feira, o piloto Giliard Scheffer (#599) sofreu um capotamento, mas foi socorrido e encaminhado a um hospital local, onde passa bem.
Curiosamente, outro piloto da categoria Kartcross sofreu um acidente semelhante, utilizando o mesmo número de Scheffer.
Na categoria Sênior, Wellington Antunes venceu na sexta-feira e Fernando Scheffer no sábado.
No Kartcross, com um grid inicial de 77 pilotos, foi realizado um sorteio ao vivo para criar duas chaves. Os pilotos que se destacaram nas baterias finais foram classificados para a decisão.
José Alves, conhecido como Zezinho, foi o grande vencedor, somando 60 pontos.
A prova também teve um acidente notável envolvendo o kart 599 do várzea-grandense Líder Mezalira.
Após 'decolar' e capotar durante a prova, Líder saiu ileso, graças às medidas de segurança do veículo, incluindo a estrutura tubular reforçada e o cinto de cinco pontos. Ele terminou a etapa na 16ª posição.
Os pilotos e equipes terão uma breve pausa antes da 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro, que será realizada de 13 a 15 de setembro em Luís Eduardo Magalhães-BA.
O Campeonato Brasileiro de Autocross é promovido pelo Grupo SR e pela Associação Nacional de Velocidade na Terra (ANVL), com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio de UPL, NPP, Petronas, FG Empreendimentos, Inpasa, Firestone/AG, TMG, Carvalima Transportes, Grupo RZK e Grupo Fertimig.