Crédito: Assessoria / Arquivo
A jovem mato-grossense Lissandra Campos, de Nossa Senhora do Livramento (37 km de Cuiabá) e bolsista do projeto Olimpus MT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), chegou a Paris nesta quinta-feira (01.08). Seu primeiro desafio, a prova de classificação do salto em distância, está marcado para terça-feira (06.08), às 5h15 (horário de MT).
Com apenas 22 anos, Lissandra é uma das promessas do salto em distância, destacando-se no cenário nacional e internacional com diversos títulos e recordes pessoais. Detentora do recorde sul-americano sub-23 (6,69m), ela conquistou medalha de ouro no Sul-Americano Indoor de Atletismo, prata no Campeonato Ibero Americano de Atletismo realizado em maio em Cuiabá e foi campeã do GP Brasil de Atletismo – Etapa Cuiabá 2024.
“É emocionante ver uma atleta que saiu do interior do nosso Estado e dos Jogos Escolares alcançar o maior evento competitivo do mundo. Lissandra não apenas representa o projeto Olimpus MT em Paris, mas também nos enche de orgulho. O que ela já conquistou até aqui é incrível e sua jornada é uma fonte de inspiração para outros atletas bolsistas”, afirmou o secretário da Secel, David Moura.
Lissandra começou sua jornada esportiva em sua cidade natal, com brincadeiras de rua e recreação na praça, correndo aos 12 anos em provas kids e depois em etapas estaduais e nacionais dos Jogos Escolares. Em 2014, ela passou a treinar no Instituto Vicente Lenílson Atletismo (IVL) com sua treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, ex-atleta olímpica do salto triplo nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta.
“Tudo que Lissandra precisou fazer para competir bem em Paris, ela fez. Ela está bem fisicamente e com certeza vai fazer uma ótima prova. É a sua primeira Olimpíada da vida e isso vai servir muito para que ela possa amadurecer no esporte. Esse será um grande momento de aprendizado e divisor de águas em sua carreira”, destacou Maria Aparecida.
Além de ser beneficiária do programa de bolsas da Secel, Lissandra também receberá o Prêmio Olímpico, uma iniciativa do Governo do Estado que faz parte do projeto Olimpus. A premiação varia de R$ 30 mil a R$ 100 mil e é destinada a atletas, paratletas, atletas-guia e técnicos do Estado que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.