Crédito: Montagem
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram oficialmente abertos na última sexta-feira (26). Mato Grosso está bem representado, com atletas participando tanto em provas individuais quanto em esportes coletivos, alguns com grandes chances de conquistar medalhas.
A diversidade é destaque, com competidores em modalidades tradicionais como futebol e atletismo, e também em esportes menos comuns como canoagem e rugby.
A canoísta Ana Sátila, de Primavera do Leste, é uma das mais cotadas. Ela já competiu no slalom e ficou em quarto lugar, a menos de 2 segundos do bronze, mas ainda disputa em outras duas categorias.
Vários atletas recebem incentivo do Governo por meio do projeto Olympus, que auxilia em treinamentos, deslocamentos e sustento, abrangendo também atletas paralímpicos.
Confira os atletas que representam Mato Grosso nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris:
Lissandra Campos: Competindo no salto em distância, a jovem de Nossa Senhora do Livramento tem 22 anos e 1,75 m de altura. Detém recordes brasileiro e sul-americano na categoria sub-23.
Almir Júnior: Natural de Matupá, compete no salto triplo e tem 31 anos. Foi campeão do Ibero-Americano com um salto de 17m31.
Vagner Souta: Canoísta de Guarantã do Norte, Vagner tem 33 anos e já conquistou medalhas nos jogos pan-americanos.
Ana Vitória: Jogadora de futebol de Rondonópolis, atua pelo Atlético de Madri e já foi medalhista de ouro e bronze em competições internacionais.
Caroline Santos: Conhecida como "Juma", a atleta de Taekwondo de Água Boa tem 28 anos e várias conquistas em competições sul-americanas e mundiais.
Ana Sátila: Canoísta de Primavera do Leste, Ana compete no slalom e caiaque, com várias medalhas pan-americanas.
Yasmin Soares: Jogadora de rugby carioca que representa o Melina Rugby Clube de Cuiabá, com conquistas sul-americanas e pan-americanas.
Isadora Lopes: Jogadora de rugby natural do Paraná, residente em Várzea Grande, também representa o Melina Rugby Clube.
Erika Cheres Zoaga: Judoca paralímpica de Rondonópolis, compete na categoria +70 kg (J1) e já conquistou várias medalhas internacionais.
Arthur Silva: Judoca paralímpico natural do Rio Grande do Norte, integra a Seleção Brasileira e tem várias conquistas em competições internacionais.