Crédito: Assessoria / Arquivo
Pela primeira vez na carreira, a ginasta brasileira Bárbara Domingos conseguiu se classificar para quatro finais de aparelho em uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica.
Neste domingo (14), na cidade de Cluj-Napoca, na Romênia, Babi, de 24 anos e natural de Curitiba, conquistou a medalha de bronze na prova da fita com uma performance ao som da música "Bad Romance", da cantora norte-americana Lady Gaga.
A ginasta obteve uma nota de 32.350, enquanto o ouro ficou com a ucraniana Taisilia Onofriichuk e a prata com a húngara Fanni Pigniczki, ambas com 32.900 pontos, com Taisilia vencendo no critério de desempate.
Este pódio é o terceiro de Babi em competições organizadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). No ano passado, ela já havia conquistado o bronze na etapa da Copa do Mundo em Sofia, na Bulgária, e o ouro no Grand Prix de Thiais, na França.
"Eu estava um pouco apreensiva com a final de fita. A transição entre sair da área de competição, trocar o collant e pegar o aparelho é muito rápida. Mas eu trabalhei para encher a Babi de confiança, dizendo a ela que não precisava de mais repetições, que estava mais do que pronta.
E ela fez uma excelente apresentação! Foi muito difícil conseguir uma medalha aqui, com praticamente todas as melhores ginastas do mundo competindo, mas conseguimos!", celebrou a treinadora Márcia Naves, em entrevista à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Nas demais finais, Babi ficou em quinto lugar no arco (33.700) e nas maças (33.450), e em sétimo na bola (33.200).
Conjunto brasileiro – Finais de Séries
Após a conquista da prata no sábado (13) na disputa geral, o conjunto brasileiro não conseguiu subir ao pódio no domingo (14).
Na final dos cinco arcos, a equipe formada por Sofia Madeira, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pircio e Victória Borges ficou em quarto lugar com a nota de 37.750.
A medalha de ouro foi para o conjunto de Israel (39.400), seguido pela Itália (38.750) e Bulgária (38.700), que levaram prata e bronze, respectivamente.
Na série mista (três fitas e duas bolas), as brasileiras terminaram em oitavo lugar com a nota de 29.950.
O pódio foi dominado por seleções não favoritas, com a Espanha conquistando o ouro (34.700), seguida pela França (prata) e Ucrânia (bronze), ambas com 33.850 pontos, com a França levando a prata pelo critério de desempate.
Paris 2024
O Brasil garantiu vagas tanto no individual, com Bárbara Domingos competindo com outras 23 ginastas, quanto na disputa por conjunto, com a equipe nacional enfrentando outras 70 seleções.
A competição de ginástica rítmica em Paris 2024 acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto.