Crédito: Divulgação
Cerca de 70 karatecas de Mato Grosso participarão de dois importantes eventos de 9 a 13 de julho, na cidade de Cascavel, Paraná. São eles o IX Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional e o Campeonato Internacional Aberto de Karatê-do Tradicional Nilton Aurimar.
O Campeonato Nacional ocorrerá de 9 a 11 de julho e o Internacional, de 11 a 13 de julho. Os atletas do estado estão inscritos em várias modalidades, incluindo kata, kumitê e fukugo.
Rodrigo de Souza, diretor técnico da Associação Centro América Shotokan de Cuiabá, ressalta que os karatecas têm se preparado desde janeiro para as competições em Cascavel.
Ele menciona que a delegação de Mato Grosso incluirá campeões nacionais, mundiais e pan-americanos.
"Serão dois grandes eventos, de cinco dias, que prepararão os atletas para o Mundial em Lima, Peru, em novembro", destaca o sensei.
Hegemonia
Souza destaca que Mato Grosso buscará manter uma hegemonia de 32 anos no Campeonato Nacional.
"Vamos em busca do trigésimo terceiro título consecutivo para o estado, com uma equipe de cerca de 70 atletas de Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum", afirma.
Ele está confiante na delegação, explicando que os atletas vêm de uma sequência de quatro eventos, o que lhes dá muita experiência para os próximos campeonatos.
"Isso aumenta a confiança, bagagem, foco e disposição, pois já chegam às grandes competições sabendo como vencer.
Além de bem treinada, a delegação passou por uma preparação multidisciplinar, abrangendo aspectos técnicos, físicos e psicológicos", explica.
Caráter Social
A delegação também incluirá karatecas do projeto social Shotokan Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania.
"São crianças e adolescentes de bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande que, através do karatê, encontram uma oportunidade de crescimento e um objetivo na vida", afirma Rodrigo.
Ele acrescenta que karatecas do Polo Cáritas de Várzea Grande viajarão pela primeira vez para competir fora de Mato Grosso.
"Serão 12 atletas que terão essa experiência incrível. É uma oportunidade única para fazer novas amizades e conhecer diferentes culturas", ressalta.
Apoio
A viagem dos atletas de Mato Grosso para os campeonatos em Cascavel conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Posto Zero KM, Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento aos Esportes.