Crédito: Assessoria / Arquivo
A Seleção Brasileira garantiu sua primeira vitória na Copa América de 2024 ao golear o Paraguai por 4 a 1 na noite desta sexta-feira, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, Estados Unidos, pela segunda rodada da fase de grupos.
A equipe comandada por Dorival Júnior encaminhou a vitória ainda no primeiro tempo, com Vinícius Jr. em noite inspirada, marcando duas vezes. Savinho também deixou sua marca.
Na etapa final, Alderete descontou para o Paraguai, mas a reação foi interrompida por um gol de pênalti de Lucas Paquetá, que havia perdido uma cobrança no início da partida.
Com esse resultado, o Brasil permanece na segunda colocação do Grupo D, com quatro pontos, dois atrás da Colômbia, que venceu a Costa Rica mais cedo.
Os paraguaios, por outro lado, estão na lanterna e matematicamente eliminados, sem pontos.
A Seleção Brasileira encerra sua participação na fase de grupos na próxima terça-feira, contra a Colômbia, no Levi's Stadium, na Califórnia (EUA), às 22h (de Brasília). Simultaneamente, o Paraguai enfrentará a Costa Rica no Q2 Stadium, no Texas.
O jogo
Após uma estreia frustrante, o Brasil começou a partida pressionando. Liderada por Vinícius Júnior, a equipe partiu para cima desde o início.
Aos dois minutos, o camisa 7 puxou um ataque pela esquerda e cruzou para Paquetá, que furou.
Na sequência, João Gomes arriscou da intermediária e mandou por cima.
O Paraguai começou a reagir aos 14 minutos, com Bobadilla finalizando de fora da área e quase enganando Alisson, que fez uma boa defesa.
Aos 22 minutos, o Brasil voltou ao ataque, com Marquinhos cabeceando com perigo após cobrança de escanteio de Rodrygo.
Aos 29, Paquetá tentou de fora da área e a bola bateu na mão de Cubas dentro da área, resultando em um pênalti que Paquetá desperdiçou.
Aos 34 minutos, a Seleção abriu o placar com Vinícius Jr., após uma bela jogada coletiva.
Pouco depois, Savinho ampliou o marcador. Nos acréscimos do primeiro tempo, Vinícius Jr. marcou mais um, após um lançamento de Paquetá.
No segundo tempo, Alderete descontou para o Paraguai aos dois minutos. O Brasil respondeu com um gol de pênalti de Paquetá aos 19 minutos.
A partir daí, a Seleção controlou a partida, e o Paraguai ainda teve Cubas expulso aos 36 minutos.
FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 1 x 4 BRASIL
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA)
Data: 28 de junho de 2024, sexta-feira
Hora: 22h (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (URU) e Miguel Rocha (URU)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Balbuena, Caballero (Paraguai) e Wendell, Paquetá, Vini Jr. (Brasil)
Cartão vermelho: Cubas (Paraguai)
GOLS: Vinícius Júnior, aos 34 e 49 do 1ºT, Savinho, aos 42 do 1ºT, Paquetá, aos 19 do 2ºT (Brasil); Alderete, aos 2 do 2ºT (Paraguai)
PARAGUAI: Morínigo, Velázquez, Balbuena, Alderete e Espinoza (Néstor Giménez), Villasanti, Sosa, Bobadilla (Caballero); Enciso (Kaku Romero), Arce (Bareiro) e Almirón (Sosa)
Técnico: Daniel Garnero
BRASIL: Alisson, Danilo, Éder Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz), Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vinicius Junior
Técnico: Dorival Júnior