Crédito: Assessoria / Arquivo
O São Paulo pôs fim a uma sequência de quatro jogos sem vitória ao derrotar o Criciúma por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Morumbi, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gols foram marcados por Alisson, que abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, e Luciano, em uma cobrança de falta ensaiada.
Arthur Caíke descontou nos acréscimos do segundo tempo após uma falha grave de Jandrei ao bater o tiro de meta.
Sob o comando de Luis Zubeldía, o São Paulo entrou em campo pressionado e conseguiu responder à sua torcida após a derrota para o Vasco, adotando uma postura bastante combativa ao longo dos 90 minutos e não se acomodando com a vantagem conquistada tão cedo na partida.
Com essa vitória, o São Paulo alcançou 18 pontos e assumiu a sétima colocação, sendo o primeiro time fora do G6 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Enquanto isso, o Criciúma ocupa a 13ª posição, com 12 pontos, aproximando-se da zona de rebaixamento, já que o primeiro time na zona de rebaixamento, o Atlético-GO, está apenas dois pontos atrás.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrentará o Bahia no Morumbi, no domingo às 16h (horário de Brasília), em um jogo que marcará o reencontro do Tricolor com seu ídolo, o técnico Rogério Ceni, agora treinador da equipe baiana. Enquanto isso, o Criciúma terá pela frente o Internacional em casa, no mesmo dia, às 18h30.
Detalhes do jogo:
São Paulo abre o placar no primeiro minuto:
O São Paulo precisou de apenas um minuto para sair na frente. Aos 55 segundos, Lucas recebeu pela direita, driblou a marcação, penetrou na área e cruzou rasteiro para Luciano, mas a zaga cortou. No rebote, Alisson dominou na entrada da área e finalizou com estilo, abrindo o placar para o São Paulo no Morumbi.
Tricolor amplia com Luciano:
Diferentemente de jogos anteriores em que o time diminuiu o ritmo após marcar o primeiro gol, nesta quinta-feira o São Paulo manteve a intensidade, apesar da vantagem, e marcou novamente aos 22 minutos. Em uma cobrança de falta ensaiada, Luciano soltou um chute forte da entrada da área, sem chances para o goleiro Gustavo, ampliando a vantagem para os mandantes.
A partir daí, com o controle do jogo, o São Paulo se sentiu mais à vontade e só não aumentou o placar por detalhes. Aos 27 minutos, Luiz Gustavo recebeu livre na entrada da área e chutou forte, forçando o goleiro a fazer uma boa defesa para evitar o terceiro gol do São Paulo.
Pouco depois, Wellington foi acionado na entrada da área e, sem marcação, soltou uma bomba, assustando o goleiro Gustavo.
Criciúma ameaça:
Antes do intervalo, o Criciúma teve sua melhor oportunidade no primeiro tempo aos 42 minutos, quando Arthur Caíke recebeu um cruzamento rasteiro da esquerda e finalizou de primeira, raspando a trave de Jandrei.
O São Paulo voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade do primeiro tempo, não dando muitas chances ao Criciúma, apesar de o adversário precisar avançar para tentar o empate. Com mais espaço para explorar, o Tricolor quase ampliou aos 15 minutos com Ferreirinha, que avançou pela esquerda, invadiu a área e chutou no canto, mas sem muita força, facilitando a defesa do goleiro adversário.
Pouco depois, Ferreirinha deixou a marcação para trás e tocou para Lucas na entrada da área. O camisa 7 ajeitou para Luiz Gustavo, que chegou batendo com qualidade, perto do ângulo, mandando rente à trave do goleiro Gustavo.
Aos 28 minutos, o Criciúma teve sua segunda grande oportunidade no jogo. Claudinho saiu sozinho na frente de Jandrei e bateu por cima do goleiro, mas Alan Franco apareceu a tempo para afastar o perigo. No rebote, Barreto chutou buscando o canto direito, mas o zagueiro argentino novamente apareceu providencialmente para tirar de cabeça, praticamente em cima da linha.
Nos acréscimos do segundo tempo, o Criciúma marcou seu gol de consolação, contando com uma falha clamorosa de Jandrei, que entregou o tiro de meta nos pés de Arthur Caíke. O atacante dominou e avançou até a área, batendo na saída do goleiro do São Paulo e diminuindo o placar antes do final da partida no Morumbi.