Crédito: Assessoria / Arquivo
O Palmeiras finalmente se pronunciou sobre a situação do jogador Dudu. Em uma nota divulgada nas redes sociais, o clube confirmou que o atacante se apresentou na Academia de Futebol neste domingo, onde treinou e conversou com o técnico Abel Ferreira. No sábado, o Cruzeiro havia anunciado um acordo para a contratação de Dudu.
A situação de Dudu está atualmente indefinida. Segundo o Site Esporte MT, o jogador está reconsiderando sua transferência para o Cruzeiro.
Nos últimos dias, Dudu pediu à diretoria do Palmeiras para ser negociado após receber uma proposta irrecusável do Cruzeiro, que incluía um contrato de longa duração e um salário maior do que ele recebe atualmente no Palmeiras.
Respeitando a vontade do jogador, o Palmeiras aceitou a oferta do Cruzeiro no sábado. No entanto, o anúncio do clube mineiro foi considerado prematuro, pois não havia nada assinado, apenas a aceitação da proposta por parte do Palmeiras. A publicação surpreendeu até mesmo os funcionários do clube paulista. O comunicado do Cruzeiro afirmava que Dudu era esperado na próxima semana para "realizar exames médicos e assinar contrato".
No sábado, membros da Mancha Verde, principal torcida organizada do Palmeiras, foram à casa de Dudu para pedir esclarecimentos. Com a repercussão e o anúncio antecipado do Cruzeiro, o atacante começou a reavaliar sua decisão.
Devido à indefinição, o Palmeiras, a pedido do departamento de futebol, optou por não relacionar Dudu para a partida desta segunda-feira contra o Atlético-MG, que será realizada às 20h30 (de Brasília) em Belo Horizonte, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Em nota, o Palmeiras afirmou que "Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025".
Na noite de sábado, o CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, deu entrevista à Rádio Itatiaia e afirmou que Dudu procurou o clube mineiro em busca de "novos ares". Mattos não acredita em uma reviravolta e afirmou que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, estava ciente e firme com o negócio.
"Na tarde de hoje, depois de alguns dias de conversa, chegamos a esse acordo. O Cruzeiro tomou todo o cuidado antes de fazer qualquer anúncio.
Perguntamos ao Palmeiras, o Dudu disse que estava de acordo. Temos o documento assinado pelo Palmeiras do aceite.
O Cruzeiro respondeu ao Palmeiras que está tudo ok.
O advogado do Dudu já deu ok, o empresário dele também.
O Dudu já me deu o ok várias vezes por telefone. Está marcada a vinda dele para fazer exames médicos, autorizada pelo Palmeiras.
O Palmeiras nunca procurou o Cruzeiro para nada, o Dudu que procurou o Cruzeiro falando sobre o desejo de novos ares. Há poucos minutos conversei com a Leila, ela se mostrou muito firme, disse que não volta atrás.
Cabe agora a gente aguardar o Dudu para fazer exames médicos. É o que vamos fazer", declarou Mattos.
Dudu, que foi formado nas categorias de base do Cruzeiro, pode voltar a vestir a camisa do clube celeste após 13 anos, caso a transferência se concretize. Ele reencontraria Alexandre Mattos, fundamental para sua vinda ao Palmeiras em 2015.
O atacante ainda não jogou neste ano devido a uma grave lesão no joelho sofrida em 2023.
Ele foi relacionado para o jogo contra o Vasco na última quinta-feira, no Allianz Parque, mas não foi utilizado por Abel Ferreira. A torcida do Palmeiras ovacionou Dudu, de 32 anos, ao saber que ele estaria no banco de reservas.
Ídolo do Palmeiras, Dudu está em sua quarta temporada consecutiva pelo clube, onde joga desde 2015, com uma passagem por empréstimo ao Al Duhail, do Catar, em 2020.
Ele já conquistou 12 títulos pelo Palmeiras, incluindo Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Paulistão, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Até o momento, Dudu não se manifestou publicamente sobre o caso.
Veja abaixo o comunicado do Palmeiras na íntegra:
"O atacante Dudu se apresentou para o treino deste domingo (16) na Academia de Futebol e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. A pedido do Departamento de Futebol, o atleta não foi relacionado para a viagem a Belo Horizonte (MG), onde o Palmeiras enfrenta amanhã o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025."