Crédito: Assessoria / Arquivo
No último domingo, dia 2 de junho, o Palmeiras assegurou uma vitória crucial fora de casa, ao superar o Criciúma por 2 a 1, em um confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.
Os gols do Verdão foram anotados por Gustavo Gómez e Lázaro, este último nos acréscimos do segundo tempo. Matheusinho descontou para o Tigre no Estádio Heriberto Hulse.
Situação Atual e Próximos Confrontos
Com esse resultado, o Palmeiras avançou para a sexta posição na tabela, acumulando 11 pontos, apenas três atrás do líder Flamengo. Enquanto isso, o Criciúma ocupa a 16ª colocação, somando cinco pontos.
Essa rodada marca o retorno do Brasileirão após quase 20 dias de interrupção devido às intensas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
O próximo embate do Palmeiras está marcado para o dia 13 de junho, quinta-feira, quando enfrentará o Vasco no Allianz Parque, às 21h30 (horário de Brasília), pela oitava rodada do Brasileirão. Já o Criciúma encara o Cuiabá no próximo domingo, em uma partida atrasada da sexta rodada.
O Jogo
Impulsionados pela torcida, os anfitriões tentaram assumir o controle desde o início. Com menos de dois minutos de jogo, a equipe criou duas chances de gol de fora da área, com Bolasie e Marquinhos Gabriel, porém ambos erraram o alvo.
Nos minutos seguintes, os visitantes buscaram equilibrar as ações e passaram a trocar passes. No entanto, os paulistas encontraram dificuldades para finalizar. Aos 20 minutos, Rios teve uma oportunidade em uma cobrança de falta, mas a bola foi bloqueada pela barreira. Logo depois, Murilo tentou um ataque arriscado e finalizou com perigo.
O Criciúma voltou ao ataque aos 26 minutos. Bolasie recebeu um bom cruzamento na área e tentou um voleio, mas acabou errando o alvo.
A resposta do Palmeiras veio aos 35 minutos. Raphael Veiga cobrou uma falta, Gustavo defendeu e Rony isolou o rebote. Aos 42 minutos, em um escanteio ensaiado, Marquinhos Gabriel recebeu livre na entrada da área e por pouco não marcou.
Na segunda etapa, o Criciúma criou outra chance perigosa. Bolasie fez uma boa jogada pela esquerda, tabelou com Matheusinho e cruzou rasteiro. Marquinhos Gabriel finalizou para uma ótima defesa de Weverton.
O Palmeiras respondeu aos nove minutos. Rony recebeu um cruzamento preciso de Piquerez e, dentro da pequena área, cabeceou para uma ótima defesa de Gustavo. Logo depois, quase saiu o primeiro gol. Luis Guilherme trocou passes com Marcos Rocha e cruzou para Lázaro, que acertou a trave.
Aos 19 minutos, Rodrigo interceptou um cruzamento com a mão dentro da área. O árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Gustavo Gómez converteu e abriu o placar no Estádio Heriberto Hulse.
Entretanto, o Criciúma reagiu rapidamente. Aos 34 minutos, Claudinho fez uma bela jogada pela direita e cruzou rasteiro. Murilo desviou, a bola bateu na trave e sobrou para Weverton. Caído no chão, o goleiro tentou afastar, mas Matheusinho foi mais rápido e empatou.
Aos 27 minutos, quase houve a virada. Bolasie partiu pela esquerda, cortou para o meio e tentou o ângulo. Weverton se esticou todo para evitar o gol.
Nos acréscimos, o Palmeiras retomou a liderança. Em um escanteio, Gómez desviou e Lázaro apareceu livre para marcar aos 46 minutos, garantindo a vitória alviverde.
Essa vitória coloca o Palmeiras em uma posição mais confortável na tabela e aumenta as expectativas para a próxima rodada, onde o Verdão buscará manter sua ascensão no campeonato.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 2 PALMEIRAS
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina
Data: 02/06/2024
Horário: às 16 horas
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Matheusinho, Barreto, Meritão, Rodrigo, Gustavo (Criciúma); Gómez (Palmeiras)
GOLS: Matheusinho, aos 24 do 2ºT (Criciúma); Gustavo Gómez, aos 19 do 2ºT, Lázaro, aos 46 do 2ºT (Palmeiras)
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto (Ronald Lopes), Meritão e Marquinhos Gabriel; Éder (Felipe Vizeu (Allano)), Matheusinho (Arthur Caíke) e Bolasie.
Técnico: Claudio Tencati
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Caio Paulista); Aníbal Moreno (Zé Rafael), Richard Ríos e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Estêvão (Luis Guilherme), Rômulo (Lázaro) e Rony.
Técnico: Carlos Martinho