Crédito: Assessoria / Arquivo
Com uma temporada marcada por protagonismo, Vini Jr. desponta como um dos favoritos para conquistar a Bola de Ouro, buscando encerrar um hiato de 17 anos sem um vencedor brasileiro - a última vez foi com Kaká, em 2007. O atacante agora busca o título da Liga dos Campeões com destaque.
Este ano, os principais concorrentes ao prêmio estarão também disputando a Eurocopa, enquanto o brasileiro representará a Seleção na Copa América. Historicamente, o torneio europeu tem mais peso nas votações.
Atualmente, Jude Bellingham, Harry Kane, Kylian Mbappé e Foden também estão entre os cotados para a Bola de Ouro, e todos competirão no torneio de seleções europeu. No caso do meio-campista do Real Madrid, sua primeira temporada no clube e a conquista da Champions podem pesar na avaliação.
Em 2022, Vini Jr. teve um papel crucial na conquista da sua primeira Champions. Além das defesas de Thibaut Courtois, o atacante marcou um gol decisivo para o Real Madrid vencer o Liverpool e conquistar a 14ª taça, em Paris.
A final da Liga dos Campeões será entre Borussia Dortmund e Real Madrid, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), em Wembley.
Com uma performance destacada, o camisa 7 brasileiro se aproxima ainda mais de conquistar sua primeira Bola de Ouro.
Confira os números dos principais concorrentes ao prêmio:
Vini Jr.: 38 jogos, 23 gols e 11 assistências
Jude Bellingham: 41 jogos, 23 gols e 12 assistências
Harry Kane: 45 jogos, 44 gols e 12 assistências
Foden: 53 jogos, 27 gols e 12 assistências
Mbappé: 48 jogos, 44 gols e 10 assistências