MT Hemocentro promove encontro estadual para conscientização sobre doação de medula óssea

Os eventos serão realizados nos períodos matutino e vespertino, voltados para profissionais multidisciplinares que atendem pacientes com doenças hematológicas não oncológicas, estudantes e toda a hemorrede pública


Data: 23/05/2024 - Por: Da Redação


Crédito: Assessoria / Arquivo

MT Hemocentro promove encontro estadual para conscientização sobre doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará o VIII Encontro sobre Conscientização e Doação de Medula Óssea e o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-Grossense nos dias 23 e 24 de maio, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá.

Os eventos serão realizados nos períodos matutino e vespertino, voltados para profissionais multidisciplinares que atendem pacientes com doenças hematológicas não oncológicas, estudantes e toda a hemorrede pública. As inscrições podem ser feitas aqui e o cronograma pode ser acessado aqui.

Durante os dois dias, haverá palestras e rodas de conversa com especialistas do banco de sangue, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de São Paulo (USP), além de outras instituições públicas e filantrópicas.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressalta que o encontro é uma oportunidade para aproximar a população das organizações participantes e divulgar estudos recentes sobre o tratamento de doenças e avanços na saúde.

“Essa é uma oportunidade de disseminar conhecimento e melhorar a qualidade dos serviços, oferecendo uma melhor acolhida aos pacientes.

Nosso objetivo é padronizar a assistência, para que pacientes com doenças hematológicas não oncológicas recebam o mesmo atendimento em todas as unidades da hemorrede estadual”, destaca Zanela.

Ela também enfatiza a importância do cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para aumentar as chances de encontrar doadores compatíveis. “Quanto mais pessoas cadastradas, maior a probabilidade de doações bem-sucedidas”, afirma.

O Governo de Mato Grosso investe na qualidade dos exames e serviços oferecidos, além da capacitação dos profissionais, para atender às expectativas da população.

A mesa de abertura do evento contará com a presença da diretora Gian Carla Zanela, do secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, do responsável técnico do MT Hemocentro, Dr. Wolney Taques, e da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do MT Hemocentro, Géssica Burgo.

Como doar medula óssea?

Os interessados devem agendar a coleta aqui. É necessário ter entre 18 e 35 anos, não possuir doenças hematológicas, neoplásicas, infecciosas ou do sistema imunológico, e apresentar um documento oficial com foto.

Após a coleta de material, o doador será incluído no Redome e aguardará convocação em caso de compatibilidade. É importante manter os dados sempre atualizados.




Clique no link e receba notícias esportivas em primeira mão



COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO

Jogos Olímpicos de París 2024

OLÍMPIADAS DE PARIS

TV ESPORTE MT

VER + VÍDEOS

PATROCINADORES
Patrocinadores
AGENDA DE EVENTOS





Entrar no Site

MATO-GROSSENSE SÉRIE A
CAMPEONATOS
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE D
CAPITAL FC X UNIÃO EC
CAPITAL FC X UNIÃO EC
NILTON SANTOS Data: 13/07/2024 Dia: SÁBADO Horário: 16:00
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE D
MIXTO X ANAPOLIS - GO
MIXTO X ANAPOLIS - GO
ARENA PANTANAL Data: 13/07/2024 Dia: SÁBADO Horário: 18:00
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE A
BAHIA X CUIABÁ
BAHIA X CUIABÁ
ARENA FONTE NOVA Data: 13/07/2024 Dia: SÁBADO Horário: 15:00
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO FEMININO SÉRIE A3
VASCO DA GAMA X AÇÃO
VASCO DA GAMA X AÇÃO
SÃO JANUÁRIO Data: 14/07/2024 Dia: DOMINGO Horário: 11:00
PARCERIA FUTEBOL AMADOR
Damas da Bola FC Atlético Esportivo Real Sociedade Sporting Black Wolf Unidos do Centro América FC CIPM FC