Crédito: Assessoria / Arquivo
Nesta sexta-feira (17), foi anunciado que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil, com a Arena Pantanal, em Cuiabá, entre os estádios que sediarão os jogos.
A candidatura brasileira venceu a proposta europeia – composta por Holanda, Alemanha e Bélgica – com uma votação de 119 a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia.
Esta será a décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino e a primeira a ser disputada na América do Sul. Como país anfitrião, o Brasil já está automaticamente classificado para o torneio. Os demais nove países da Conmebol competirão por três vagas.
O Mundial Feminino de 2027 será o segundo a contar com 32 seleções participantes, mantendo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
Organização e Locais dos Jogos
Com o Brasil definido como sede, a Fifa planeja abrir uma subsidiária no país para começar a organização do evento.
A proposta brasileira, que venceu a eleição, inclui a utilização de dez estádios para a Copa do Mundo de 2027;
1- Beira-Rio (Porto Alegre)
2- Arena Corinthians (São Paulo)
3- Maracanã (Rio de Janeiro)
4- Mineirão (Belo Horizonte)
5- Fonte Nova (Salvador)
6- Arena Pernambuco (Recífe)
7- Arena Castelão (Fortaleza)
8- Arena Amazonas (Manaus)
9- Arena Pantanal (Cuiabá)
10 - Mané Garrincha (Brasília)
A partida de abertura está prevista para o dia 24 de junho, uma quinta-feira, e a final para o dia 25 de julho, um domingo, ambas no Maracanã. As semifinais seriam realizadas em Brasília e São Paulo, enquanto a disputa pelo terceiro lugar seria em Belo Horizonte. No entanto, essas decisões finais serão determinadas pela Fifa, assim que a estrutura de organização da Copa do Mundo for estabelecida.