Crédito: Wagner Carmo/CBAt
Após conquistar a medalha de prata no salto em distância (6,53 m) no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo no último fim de semana, a atleta mato-grossense volta a competir em casa com o objetivo claro: garantir sua vaga nos Jogos de Paris. "Toda a minha família está envolvida no sonho olímpico", afirma Lissandra.
O GP Cuiabá, além de valer índice olímpico, oferece pontos no ranking mundial para os Jogos de Paris. Entre os destaques brasileiros, estão o campeão mundial Darlan Romani e Welington Silva Morais, conhecido como Maranhão, ambos obtiveram a prata e o bronze, respectivamente, no Ibero-Americano.
O GP Cuiabá é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio do Governo Federal e apoio do Governo do Estado, em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), UFMT e SESI-MT.
Após Cuiabá, o circuito do atletismo segue para o Rio de Janeiro, onde será realizado o Grande Prêmio Brasil - Niterói, no domingo (19), na nova pista da Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá. As duas etapas do GP Brasil são parte do World Athletics Continental Tour Challenge, na categoria D, e contam com a participação de diversos países.
A cerimônia de abertura do GP Brasil - Cuiabá está marcada para as 18h30, com as provas ocorrendo em sequência até as 21h30. A entrada é gratuita, e as provas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, nos canais do YouTube do Time Brasil (COB) e da CBAt.
O evento contará com 14 provas, tanto no feminino quanto no masculino, incluindo corridas de 200 m, 400 m, e 800 m, além de saltos em altura, distância, e triplo, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, entre outras.
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo 2024, realizado de 10 a 12 de maio, contou com grande público em Cuiabá, aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam os três dias de competições na UFMT, e a expectativa é de casa cheia novamente para o Grande Prêmio Brasil - Cuiabá.