O julgamento do jogador ocorreu na tarde desta segunda-feira, onde ele foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata sobre "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle". Essa infração poderia resultar em uma suspensão de até quatro anos.
Gabigol foi denunciado por recusar a realização de um teste surpresa e por impedir a presença de um dos fiscais durante a coleta de urina. O resultado do julgamento foi de 5 votos a favor da suspensão e 4 contra. A punição entrará em vigor a partir de abril, porém o jogador ainda tem o direito de recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte.
O Flamengo, por meio de seu site oficial, emitiu uma nota sobre a suspensão, expressando surpresa e afirmando que irá auxiliar o jogador na apresentação de recurso.
Confira a nota oficial do Flamengo na íntegra:
"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada."