O Palmeiras, tricampeão da Libertadores, foi sorteado em um grupo desafiador. A equipe de Abel Ferreira, vencedora do torneio em 2020 e 2021, enfrentará o Independiente del Valle do Equador, atual campeão da Sul-Americana, o San Lorenzo, clube tradicional da Argentina, e o Liverpool, do Uruguai, considerado o time mais acessível do grupo.
Outro tricampeão do torneio, o São Paulo, retornou à competição por ter conquistado a Copa do Brasil em 2023 e foi inserido em um grupo teoricamente mais tranquilo. Terá pela frente o Barcelona do Equador, o Talleres da Argentina e o Cobresal do Chile.
O Grêmio, por sua vez, está em um grupo complicado, onde enfrentará a altitude de La Paz, na Bolívia, contra o The Strongest, e também o Estudiantes, equipe argentina quatro vezes campeã continental. O Huachipato, do Chile, completa o Grupo C.
O Flamengo também terá que lidar com a altitude boliviana, enfrentando o Bolívar na mesma chave. Millionarios, da Colômbia, e Palestino, do Chile, são os outros participantes do Grupo E. O Botafogo, que veio da fase prévia do campeonato, escapou de enfrentar um clube brasileiro em seu grupo. Seus adversários no Grupo D serão LDU do Equador, que é a cabeça de chave, Junior Barranquila da Colômbia e Universitario do Peru.
O Atlético Mineiro foi colocado no Grupo G, com o tradicional Peñarol do Uruguai como cabeça de chave. Completam a chave Rosario Central da Argentina e o Caracas da Venezuela.
O Fluminense, atual campeão da Libertadores, não deve enfrentar grandes dificuldades na primeira fase. A equipe comandada por Fernando Diniz terá como oponentes no Grupo A o Cerro Porteño do Paraguai, o Allianza Lima do Peru e o Colo Colo do Chile.
Cada equipe disputará seis partidas nesta fase, sendo três em casa e três fora. As datas, horários e a emissora responsável pela transmissão de cada jogo ainda serão determinados pela Conmebol nos próximos dias. No Brasil, a Libertadores é transmitida pela Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Paramount+ (streaming) e Star+ (streaming).
A cidade de Buenos Aires será o local da final da Libertadores. Será a primeira vez que a capital argentina sediará o evento desde que a decisão passou a ser disputada em jogo único. A escolha do estádio ainda não foi anunciada, mas é provável que o Monumental de Núñez, estádio do River Plate, que passou por reformas e agora tem capacidade para 85 mil pessoas, seja o palco da grande final, marcada para 30 de novembro, um sábado.
Grupos da Libertadores 2024
Grupo A: Fluminense, Cerro Porteño-PAR, Allianza Lima-PER e Colo Colo-CHI
Grupo B: São Paulo, Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI
Grupo C: Grêmio, Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CHI
Grupo D: LDU-EQU, Junior Barranquila-COL, Universitario-PER e Botafogo
Grupo E: Flamengo, Bolivar-BOL, Millionarios-COL e Palestino-CHI
Grupo F: Palmeiras, Independiente del Valle-EQU, San Lorenzo-ARG e Liverpool-URU
Grupo G: Peñarol-URU, Atlético Mineiro, Rosario Central-ARG e Caracas-VEN
Grupo H: River Plate-ARG, Libertad-PAR, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-URU
A fase de grupos da Libertadores será disputada em um período curto, de abril a maio. O torneio será paralisado durante a disputada da Copa América e dos Jogos Olímpicos e retorna comas oitavas de final em agosto.
Calendário de jogos da fase de grupos:
1ª rodada: 2 a 4 de abril
2ª rodada: 9 a 11 de abril
3ª rodada: 23 a 25 de abril
4ª rodada: 7 a 9 de maio
5ª rodada: 14 a 16 de maio
6ª rodada: 28 a 30 de maio