Campos destacou o compromisso do estado com o esporte, especialmente através do Projeto Olimpus, considerado o melhor programa de bolsas do país. Ele ressaltou que esse investimento está gerando resultados notáveis, não apenas no atletismo, mas em diversas modalidades esportivas.
O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e membros da Associação Ibero-Americana de Atletismo. Durante a inspeção, foi avaliada a estrutura que sediará as competições de pista e campo, incluindo o percurso da marcha atlética da Avenida Parque do Barbado até o Parque Tia Nair.
Segundo o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a realização do campeonato pré-olímpico representa uma oportunidade única para Mato Grosso. Ele destacou que o evento atrairá os melhores atletas de 25 países, proporcionando visibilidade internacional para o estado e oferecendo uma chance para os atletas locais se destacarem.
As negociações para trazer o Ibero-Americano para a região Centro-Oeste começaram em julho do ano passado, durante o Troféu Brasil de Atletismo. O evento será uma seletiva olímpica e contará com a participação de atletas de alto nível de diferentes países.
Além da inspeção técnica, houve reuniões estratégicas com representantes da Casa Civil, da UFMT, do SESI-MT e da Federação de Atletismo do Mato Grosso para definir os detalhes logísticos e operacionais do evento. A senadora Margareth Buzetti elogiou a iniciativa, destacando que o esporte é uma ferramenta poderosa para motivar os jovens e que o governo estadual teve sensibilidade ao receber o campeonato.
O Campeonato Ibero-Americano é uma competição bienal que reúne seleções nacionais de atletismo de países ibero-americanos, além de Andorra e países africanos onde o espanhol ou o português é a língua oficial. O Brasil já sediou quatro edições do evento, sendo a última no Rio de Janeiro, em 2016, que também foi pré-olímpica, assim como a edição deste ano em Cuiabá."